Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x
Vista Frontal do Edificio Principal do Tribunal Supremo
Tribunal Supremo

I Colóquio sobre “DIREITO PROCESSUAL”

coloquio 1

 

 

 

 


Realizou-se nos dias 10 e 11 de Outubro de 2019, em Maputo, o I Colóquio sobre “DIREITO PROCESSUAL”, ao abrigo do Protocolo de Cooperação celebrado entre o Tribunal Supremo da República de Moçambique e o Supremo Tribunal de Justiça de Portugal.

O colóquio debateu os temas seguintes: “Regime da prisão preventiva, evolução e desafios”,  “Responsabilidade civil por danos morais nos casos de despedimento ilícito”,  e “Simplificação de procedimentos no Processo Civil, haverá espaço para mais?”.

Participam no evento Magistrados, Advogados, Estudiosos do Direito, Oficiais de Justiça, Comunidade Académica e Sociedade Civil.

O banquete jurídico foi honrada pela participação do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal, António Joaquim Piçarra, 3 Juízes Conselheiros do mesmo Tribunal, Maria de Fátima, Mário Belo Morgado e Joaquim Chambel Mourisco.

coloquio 2

 

 

 

 


O Presidente do Tribunal Supremo, no seu discurso de abertura, referiu que ninguém duvida que nos tempos que correm, tempos de mentalidade crítica, de reformas, de crescente judicialização dos conflitos, o intercâmbio na área do saber jurídico, como noutras áreas, é fundamental.

O Presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal sublinhou que o colóquio é um claro testemunho das excelentes relações institucionais e pessoais que existem entre os Supremos Tribunais dos dois países.

Com efeito, não se trata apenas do estreitar de ralações entre amigos, trata-se também, de reflectir em conjunto no sentido da melhoria da justiça e do Estado de Direito dos dois países.

No dia 10 de Outubro, o Presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal, António Joaquim Piçarra, visitou o Tribunal Supremo, onde foi recebido pelo seu homólogo, Adelino Manuel Muchanga, Presidente do Tribunal Supremo.

coloquio 3

 

 

 

 

 

 



No encontro, os titulares do poder Judiciário, passaram de revista as acções de cooperação, as reformas, os desafios e as boas práticas dos dois países  com laços históricos e que se unem pela língua e perfilam o mesmo sistema jurídico.

Apresenta-se, neste website, no campo ”colóquios”, os discursos do Presidente do Tribunal Supremo e do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal, proferidos na sessão de abertura do colóquio e as comunicações feitas,  de  cada tema.