Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x
Vista Frontal do Edificio Principal do Tribunal Supremo
Tribunal Supremo

Presidente da República confere posse a Felicidade Sandra MachatineTenJua, nas funções de Juíza Conselheira do Tribunal Supremo

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, conferiu posse, no dia 30 de Junho de 2021, na Presidência da República, a Felicidade Sandra Machatine Ten Jua, nas funções de Juíza Conselheira do Tribunal Supremo.

posse sandraO Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, com a empossada, Felicidade Sandra Machatine Ten Jua, Juíza Conselheira do Tribunal Supremo

 

No discurso de ocasião, o Presidente da República referiu, que “auguramos que continue a ser um Judiciário proactivo na defesa das garantias Constitucionais, no exercício dos direitos fundamentais e, também, um Judiciário cada vez mais empenhado no combate sem tréguas ao crime organizado como o tráfico de drogas, tráfico de seres humanos, raptos, terrorismo, branqueamento de capitais, corrupção, entre outros crimes”.

À saída da Presidência da República, Felicidade Sandra Machatine Ten Jua, foi recebida no Tribunal Supremo pelo Presidente, Vice-Presidente, Juízes Conselheiros do Tribunal Supremo, Secretários-Gerais dos Tribunais Judiciais e do Conselho Superior da Magistratura Judicial, entre outros quadros do Tribunal Supremo.

posse sandra 1A recepção da Felicidade Sandra Machatine Ten Jua, Juíza conselheira do Tribunal Supremo. Na primeira fila, da esquerda à direita, João António da Assunção Baptista Beirão, Vice-Presidente do Tribunal Supremo, Guilherme Ten Jua, Cônjuge da empossada, Adelino Manuel Muchanga, Presidente do Tribunal Supremo, Felicidade Sandra Machatine Ten Jua, Juíza Conselheira e José Norberto Baptista Carrilho, Juiz Conselheiro.

 

Na ocasião, o Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga, felicitou a empossada pela nomeação e por ter atingido o topo da carreira da Magistratura Judicial.

O Presidente do Tribunal Supremo referiu, que a empossada “passe a integrar o corpo de Juízes Conselheiros, porém, isso não significa que tem de descansar. Pelo contrário a responsabilidade é acrescida porque as decisões tomadas pelo Tribunal Supremo são irrecorríveis, em princípio devem ser as mais correctas, são apreciadas a todos os níveis, não só nos tribunais e são referência para outros tribunais e também fonte de consulta”.

Com a nomeação e posse de Felicidade Sandra Machatine Ten Jua, o Tribunal Supremo, em matéria de género, passa a contar com 03 (três) mulheres e 10 (dez) homens, nomeadamente:

  1. Adelino Manuel Muchanga, Presidente do Tribunal Supremo;
  2. João António da Assunção Baptista Beirão, Vice-Presidente do Tribunal Supremo;
  3. José Norberto Rodrigues Baptista Carrilho, Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo;
  4. Luís António Mondlane, Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo;
  5. Joaquim Luís Madeira, Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo;
  6. Leonardo André Simbine, Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo;
  7. António Paulo Namburete, Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo;
  8. Matilde Augusto Monjane Maltez de Almeida, Juíza Conselheira do Tribunal Supremo;
  9. Pedro Sinai Nhatitima, Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo;
  10. Rafael Sebastião, Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo;
  11. Henrique Carlos Xavier Cossa, Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo;
  12. Felicidade Sandra Machatine Ten Jua, Juíza Conselheira do Tribunal Supremo; e
  13. Osvalda Joana, Juíza Conselheira, a exercer em comissão de serviço a função de Embaixadora da República de Moçambique, junto à República de Angola.