Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x
Vista Frontal do Edificio Principal do Tribunal Supremo
Tribunal Supremo

Magistrados Judiciais da Região Sul formados em matéria de Crimes Contra a Vida Selvagem

DOZE Magistrados Judiciais da Cidade e Províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, três Oficiais da Administração Nacional de Conservação (ANAC), foram capacitados, de 25 a 29 de Outubro de 2021, no Distrito de Massingir, Província de Gaza, em matérias de criminalidade contra a vida selvagem. 

Trata-se da primeira formação de divulgação do Manual de Combate à Crimes Contra a Vida Selvagem produzido em coautoria por António Paulo Namburete, Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo, Paula Machatine Honwana, Dimas Marôa, Luís Mabote Júnior, Juízes Desembargadores do Tribunal de Recurso de Maputo e Ivandra Uamusse, Juíza de Direito A, do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo.

massingir 11

 

Na acção de capacitação, foram debatidos entre outros temas, crimes contra a vida selvagem, diferentes actores envolvidos nos crimes contra a vida selvagem, provas em crimes contra a vida selvagem, contexto legal dos crimes contra a vida selvagem e problemas ambientais no contexto actual de crimes contra vida selvagem.

A Juíza Desembargadora, Paula Machatine Honwana, que dirigiu a sessão de abertura, referiu no seu discurso que para a melhoria da qualidade das decisões judiciais, é importante que os juízes estejam contínua e permanentemente informados e formados relativamente às matérias sobre as quais vão decidir. E no que diz respeito à criminalidade contra a vida selvagem, dadas as circunstâncias particulares que a rodeiam e ao modus operandi dos seus agentes, é imperioso que o magistrado judicial esteja dotado de conhecimentos que o habilitem a buscar a verdade material e a proferir decisões que consubstanciem não apenas a aplicação da lei, mas também a realização da justiça, com profundo conhecimento de causa.

Na ocasião referiu que “queremos magistrados que sejam apreciadores da beleza natural do nosso país, dos nossos recursos faunísticos e que usem o poder que detêm para, através das suas decisões, preservá-la e consciencializarem os cidadãos para a necessidade de protecção deste bem comum”. Vincou a Juíza Desembargadora, Paula Machatine Honwana.

massingir 22Magistrados Judiciais que se beneficiaram da acção de capacitação em matéria de criminalidade contra a vida selvagem

A acção de formação foi organizada pelo Tribunal Supremo e enquadra‐se na iniciativa da USAID, através do projecto SPEED, em parceria com a Agência das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC), WWF, WCS e demais parceiros que têm vindo a emprestar apoio aos Tribunais Judiciais na elaboração e implementação do Manual de Combate a Crimes contra a Vida Selvagem.