Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x
Vista Frontal do Edificio Principal do Tribunal Supremo
Tribunal Supremo

Instalação do Tribunal Marítimo da Cidade de Maputo

 

 

 emblema

TRIBUNAL SUPREMO 

 

COMUNICADO DE IMPRENSA nº /011.3/2023

 

 

Leva-se ao conhecimento dos Órgãos de Comunicação Social, para a necessária divulgação pública e cobertura de imprensa, que terá lugar no dia 02 de Agosto de 2023, pelas 9:00 Horas, nas instalações sitas na Av. Julus Nyerere, n° 794 S/sobreloja (edifício da Xenon), a cerimónia da instalação do Tribunal Marítimo da Cidade de Maputo e da posse do respectivo Juiz Presidente.

Os Tribunais Marítimos foram criados através da Lei nº O5/96, de 04 de Janeiro e a sua entrada em funcionamento foi deferida por Despacho de 06 de Abril de 2023, do Presidente do Tribunal Supremo, publicado no B.R. nº 74/2023, I Série, de 18 de Abril.

De acordo com a disposição do artigo 2 da Lei retro, a jurisdição dos Tribunais Marítimos abrange o mar e todas as águas navegáveis e o respectivo leito  e subsolo, sujeitos à Administração Marítima, bem como o domínio público adjacente a tais águas; as zonas portuárias e de construção e reparação naval, docas, tirodouros, tendais  de arte de pesca, seus arrais e instalações de natureza semelhante; e outras áreas em que por lei lhes seja reconhecida competência jurisdicional.

 

Maputo,  31 de Julho de 2023