Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x
Vista Frontal do Edificio Principal do Tribunal Supremo
Tribunal Supremo

Eterna saudade, descanse em Paz, Venerando Dr. Inácio Ombe

O Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga, Antigos Presidentes do Tribunal Supremo, Mário Fumo Bartolomeu Mangaze e Ozias Pondja, o Vice-Presidente do Tribunal Supremo, João António da Assunção Beirão, os Juízes Conselheiros do Tribunal Supremo, Juízes Desembargadores e demais Magistrados, antigos dirigentes do Estado, Oficiais de Justiça, Advogados, amigos e familiares prestaram a última homenagem, no dia 30 de Junho de 2022, átrio do Paços do Município de Maputo, ao Dr. Inácio Ombe Juiz Desembargador do Tribunal Superior de Recurso de Maputo, falecido no dia 27 de Junho de 2022, em Maputo, vítima de doença.

ombe 1

O Dr. Inácio Ombe, Juiz de Carreira, desempenhou diversas funções no Estado, a destacar, as de Juiz Presidente do Tribunal de Recurso da Beira (2011-2015), Juiz Presidente do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo (2000-2002), Inspector Judicial (2002-2011).

O Presidente do Tribunal Superior de Recurso de Maputo, Manuel Guidione Buauane, no elogio fúnebre destacou que o Dr. Inácio Ombe, Juiz Desembargador, ao longo da sua carreira liderou e realizou o seu trabalho com zelo e dedicação, por isso, mesmo nos momentos mais difíceis em que o seu estado de saúde mostrava-se frágil, sempre exigia que lhe fosse concluso processos para decidir.

O Presidente do Tribunal Superior de Recurso de Maputo, destacou, ainda, que com a partida do Juiz Desembargador Dr. Inácio Ombe, o Sistema Judicial perdeu “um soldado na frente do combate”, que não vacilou nem virou as costas ao trabalho, encarou-o até ao último dia da vida e o seu imaculado percurso profissional orgulha-nos pois serve de fonte de inspiração e permanecerá indelével na memória de todos nós.

Os restos mortais do Dr. Inácio Ombe, Juiz Desembargador, foram a enterrar no dia 01 de Julho de 2022, no Cemitério Municipal de Chibuto, Distrito de Chibuto, Província de Gaza.

ombe2Altos dirigentes do Sector da Justiça e do Governo, no velório de despedida do Dr. Inácio Ombe, no átrio do Paços do Município de Maputo

ombe 3Altos dirigentes do Sector da Justiça e do Governo, no velório de despedida do Dr. Inácio Ombe, no átrio do Paços  do Município de Maputo

 ombe4Presidente do Tribunal Supremo prestando a última despedida ao Dr. Inácio Ombe, e confortando a família enlutada

ombe5Magistrados despedindo-se do Dr. Inácio Ombe, no fundo, da esquerda para Direita, o Antigo Presidente do Tribunal Supremo, Mário Fumo Bartolomeu Mangaze, Presidente do Tribunal Supremo, Adelino Manuel Muchanga e Vice-Presidente do Tribunal Supremo, João António da Assunção Baptista Beirão