Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x
Vista Frontal do Edificio Principal do Tribunal Supremo
Tribunal Supremo

Juíza Conselheira do Tribunal Supremo, Felicidade Sandra Machatine Ten Jua, Premiada pela Universidade de Coimbra

Decorreu no dia 11 de Dezembro de 2023, na Cidade de Maputo, na Fundação Fernando Leite Couto, a 3ª edição de entrega do Prémio Joaquim Chissano Alumni, estudante Moçambicano em Portugal 2023, co-organizada pela Câmara do Comércio Portugal-Moçambique e pela Fundação Joaquim Chissano no contexto da candidatura submetida pela Universidade de Coimbra.

O prémio Coimbra Alumni Fundação Joaquim Chissano, foi atribuído à Juíza Conselheira Felicidade Sandra Machatine Ten Jua, como estudante Moçambicana em Portugal, concretamente na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, destacando o seu percurso académico e profissional pela excelência e singularidade, que muito tem contribuído para valorizar a sociedade Moçambicana, bem como para cimentar a fraternidade entre os povos e culturas de Moçambique e Portugal.

pre venA premiada, Veneranda Felicidade Sandra Machatine Ten Jua, recebendo o prémio Coimbra Alumni Fundação Joaquim Chissano

 

 

Para além do Prémio Joaquim Chissano Alumni, a Veneranda Juíza Conselheira, Felicidade Sandra Machatine Ten Jua, recebeu o Título Honorífico de Embaixadora Alumni da Universidade de Coimbra, cujo objetivo é homenagear especialmente o percurso profissional e académico, com particular enfoque na área de cooperação e divulgação da referida instituição de ensino seguindo o lema “ADMIRAR A HISTÓRIA E REDESENHAR O FUTURO”, indicando-a como impulsionadora das actividades da Secular Universidade.

O Doutor Honoris Causa da Universidade de Coimbra e Patrono da Fundação Joaquim Chissano, na sua intervenção, desafiou a premiada para a reflexão sobre as consequências trazidas pela premiação como boa estudante e excelente profissional, exortando para que possa abraçar novos desafios para com os outros estudantes e profissionais do nosso país.

Por seu turno, o Embaixador de Portugal em Moçambique referiu que, vários são os desafios no sector da educação e que devem ser tomadas medidas urgentes com vista a garantia do acesso à educação a olho dos desafios de desenvolvimento do país.

Na mesma ocasião, os representantes da Câmara de Comércio Portugal-Moçambique e da Universidade de Coimbra reconheceram o percurso académico e profissional da premiada, destacando as suas actividades como Magistrada, Formadora, dirigente de Tribunal Provincial com dinamismo e inclusão social, que muito honram a Universidade de Coimbra, como tal.

Intervindo, a vencedora dos prémios referiu que recebeu a grande notícia acerca da sua premiação com surpresa e simultaneamente com bastante apreço e alegria por poder receber esse prémio de tão elevado significado e simbolismo.

Para a homenageada, a recepção dos prémios constitui uma grande conquista, tanto pessoal como de um percurso profissional e académico trilhado com empenho, defendendo sempre a realização da justiça e construção de uma sociedade onde os direitos humanos sejam respeitados portanto, não sofram restrições ilegítimas.

Ao terminar, a premiada sugeriu ainda que iniciativas como estas tenham também como propósito, para além de reconhecer e premiar antigos estudantes, perspectivar a sua evolução à luz da actual dinâmica das mudanças que ocorrem nos sistemas de justiça, podendo potenciar a realização de mais parceiras entre os países lusófonos, com vista ao aumento da capacidade de formação contínua dos vários operadores não só do judiciário, assim como das outras áreas de intervenção da Universidade de Coimbra e da Câmara de Comércio Portugal-Moçambique.

A cerimónia contou com a presença do Presidente do Tribunal Supremo, Prof. Doutor Adelino Manuel Muchanga, Sua Excelência Joaquim Alberto Chissano, antigo Presidente da República de Moçambique e Patrono da Fundação Joaquim Chissano, do Embaixador de Portugal em Moçambique, do Magnífico Vice – Reitor da Universidade de Coimbra, Prof. Doutor João Nuno Calvão da Silva, do Presidente da Direcção da Câmara de Comércio Portugal/Moçambique, Prof. Doutor Rui Moreira de Carvalho, do Presidente da Bolsa de Valores de Moçambique, Salim Cripton Valá, Juízes Conselheiros do Tribunal Supremo, do Presidente da Associação Moçambicana de Juízes, Esmeraldo Matavel, da Presidente da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica, Dalmázia Castanheira Cossa, Magistrados, entre outros convidados.